Nhamundá é o primeiro município do Amazonas a realizar histeroscopia cirúrgica pelo SUS


Foto: Divulgação 

A cidade de Nhamundá (AM) se destaca como o primeiro município do estado do Amazonas a oferecer o procedimento de histeroscopia cirúrgica por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, inédita na região, é fruto do trabalho da Prefeitura de Nhamundá, por meio da prefeita Marina Pandolfo, do vice-prefeito Neto Carvalho e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

As cirurgias terão início neste mês de junho e serão realizadas mensalmente, beneficiando mulheres com indicação clínica para o procedimento. A equipe responsável será liderada pelo ginecologista Dr. Stéfano Adorno, que já atende regularmente no município.

A histeroscopia cirúrgica é uma técnica ginecológica minimamente invasiva, realizada sem cortes e sem sangramento. O procedimento utiliza um histeroscópio é um equipamento com câmera e instrumentos cirúrgicos para examinar e tratar alterações no interior do útero. Na maioria dos casos, a paciente recebe alta no mesmo dia e a recuperação é rápida, segura e indolor.

“Essas cirurgias trarão muitos benefícios. São procedimentos simples, com recuperação rápida, permitindo que as pacientes retornem às suas atividades no mesmo dia ou no seguinte. É um grande avanço para a saúde da mulher em nosso município. É uma honra sermos pioneiros no Amazonas a oferecer esse serviço pelo SUS”, destacou Dr. Stéfano.


Foto: Divulgação 

A prefeita Marina Pandolfo celebrou a conquista e ressaltou o compromisso da gestão com a saúde pública. “Estamos constantemente buscando melhorias para a nossa população, e a oferta da histeroscopia cirúrgica pelo SUS é um marco importante. Muitas mulheres que enfrentam problemas ginecológicos há anos agora terão acesso a um tratamento moderno, seguro e gratuito, realizado aqui mesmo em Nhamundá”, afirmou.

As primeiras pacientes já foram selecionadas com base nos atendimentos realizados pelo Dr. Stéfano no município. A expectativa é ampliar gradualmente o número de beneficiadas, atendendo toda a demanda local nos próximos meses.

Ascom/Nhamundá

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato