![]() |
Foto: Redes Sociais |
Um vídeo publicado na manhã deste sábado (26) viralizou nas redes sociais ao mostrar um cavalo sendo explorado para puxar uma carroça carregada com uma canoa pesada. Segundo a moradora que registrou as imagens, ela já havia feito denúncias anteriores sobre maus-tratos sofridos pelo animal nas mãos do proprietário.
O vídeo foi gravado no bairro Itaúna II, zona sul da cidade. Nele, a moradora pede bom senso aos homens que colocam a canoa na carroça, alertando sobre a evidente sobrecarga. Porém, os apelos dela foram ignorados.
As imagens mostram os homens insistindo em amarrar a canoa à carroça. Não há informações se o cavalo chegou a transportar a embarcação ou qual foi o destino dela.
As imagens foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins (Sedema). De acordo com o órgão, a denúncia está sob investigação. Segundo a Sedema, pelas imagens registradas, há fortes indícios do crime de maus-tratos contra animais.
Ainda segundo a Sedema, maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, que prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para casos envolvendo cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.