![]() |
Foto: Polícia Federal |
Uma operação conjunta da Polícia Federal, ICMBio e Funai resultou no desmantelamento de um esquema de garimpo ilegal nos rios Jutaí, Bóia e Igarapé Preto, no município de Jutaí, interior do Amazonas. A ação, que teve início no dia 22 de julho, segue em andamento e busca conter os danos ambientais causados pela mineração clandestina.
Segundo a PF, a operação já inutilizou 16 dragas, 5 rebocadores, 2 embarcações regionais, 6 voadeiras, além de apreender 4 mil litros de combustível, frascos de mercúrio, motores, baterias, inversores e duas redes de internet via satélite (Starlink). Documentos recolhidos no local também poderão contribuir com futuras investigações.
![]() |
Foto: Polícia Federal |
As autoridades identificaram impactos severos, como assoreamento de rios, contaminação por mercúrio e degradação dos ecossistemas aquáticos, afetando diretamente comunidades tradicionais e a fauna local.
Durante a operação, o ICMBio realizou o resgate de animais silvestres em risco, incluindo tracajás, tartarugas centenárias e um iaçá, que estavam em posse dos garimpeiros. Os animais foram devolvidos ao habitat natural.
A ação conta com o apoio da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia), mobilizando os nove estados da Amazônia Legal e forças de segurança de oito países amazônicos.