Carregamento com tartarugas da Amazônia é apreendido em embarcação no Porto de Parintins

 

Foto: Girleno Barros

Um carregamento ilegal com 49 tartarugas da Amazônia foi apreendido no fim da tarde desta quarta-feira (24), no Porto de Parintins. Os animais estavam escondidos e empilhados dentro do porão de uma embarcação que veio da cidade de Santarém, em condições precárias, misturados a outros tipos de carga, incluindo botijas de gás.

 

A operação foi realizada após denúncia anônima e contou com a atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins (Sedema), Marinha do Brasil e Polícia Militar. O proprietário da embarcação foi detido e encaminhado à 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins (3ª DIP).


Foto: Girleno Barros


Os animais foram levados para a sede da Sedema, onde foram contabilizados e colocados em um espaço adequado para avaliação técnica. Segundo a Secretaria, das 49 tartarugas apreendidas, 3 estavam mortas e várias delas estavam bastante debilitadas.

 

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Parintins, Wescley Tavares, as tartarugas são adultas e possivelmente seriam transportadas para outro destino ainda na mesma noite. “Eles estavam numa situação muito ruim dentro do barco, bem amassadas, algumas já estavam mortas. Agora os procedimentos serão tomados, com multa administrativa. Cada animal tem multa estimada em R$ 5 mil, que será lavrada no nome do proprietário da embarcação ou de quem ele indicar como responsável pela carga”, afirmou.

 

Foto: Girleno Barros

Ainda de acordo com Wescley Tavares, não foram encontrados documentos ou licenças ambientais que comprovassem a legalidade do transporte, o que configura crime ambiental. A equipe técnica da Sedema fará a soltura dos animais em local apropriado, conforme avaliação da ocorrência da espécie na região.


Foto: Girleno Barros

O caso foi registrado na delegacia de Parintins. Após prestar depoimento, o proprietário da embarcação foi liberado. A Polícia Civil informou que apura o caso.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato