Preguiça apreendida em Parintins estava com unhas pintadas e era alimentada com caldo de peixe e carne

 

Foto: Polícia Militar

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins (Sedema) resgatou um filhote de bicho-preguiça que estava sendo transportado ilegalmente no município. O resgate ocorreu nesta segunda-feira (15), após o órgão ser acionado pela Polícia Civil. Uma mulher que transportava o animal foi detida e responderá por crime ambiental.

De acordo com a Sedema, a suspeita foi detida pela Polícia Militar no último domingo (14), após denúncias indicarem o transporte ilegal do animal da zona rural para a cidade. A mulher foi abordada em uma embarcação ancorada na cidade e, em seguida, encaminhada à Delegacia de Parintins. Após prestar esclarecimentos, ela foi liberada, mas o filhote permaneceu apreendido. Segundo as investigações, o animal seria levado para Manaus.

Fiscais ambientais constataram que se tratava de um filhote de bicho-preguiça com aproximadamente três meses de vida. Conforme a investigação da Sedema, o animal estava sendo tratado como um pet e vinha sendo alimentado de forma inadequada.

Foto: Polícia Civil

“A cidadã tratava a preguiça como um animal doméstico. Reforçamos o alerta à população sobre o uso indevido de animais silvestres, especialmente a prática de capturá-los para criação. Além do risco de transmissão de doenças, há a falta de conhecimento sobre os cuidados necessários, como a alimentação. Por exemplo, essa cidadã estava oferecendo caldo de peixe e carne a um animal herbívoro, o que pode levá-lo à morte. É importante lembrar que é crime retirar animais silvestres da natureza, seja para criação ou consumo. O lugar deles é na natureza”, explicou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins, Wescley Tavares.

O filhote permanecerá sob os cuidados dos técnicos da Sedema até que tenha condições de retornar à natureza. A mulher que estava com o animal foi multada e responderá por crime ambiental.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato