Carnailha 2026 apresenta jurados e reforça aposta em julgamento técnico e imparcial


Carnailha 2026
Foto: Yuri Pinheiro 


A organização do Carnailha 2026 deu mais um passo importante rumo a um desfile ainda mais profissional e transparente. Na manhã desta segunda-feira (9), os presidentes dos blocos carnavalescos conheceram os perfis dos jurados que poderão avaliar a festa deste ano, durante reunião realizada na Prefeitura de Parintins.

Ao todo, foram apresentados dez nomes com trajetória reconhecida nas áreas de música, dança e artes cênicas. Desses, quatro jurados serão sorteados, garantindo equilíbrio e imparcialidade no julgamento dos blocos.

Segundo o presidente da comissão julgadora, Rafael Assayag, a ideia é permitir que os blocos tenham acesso antecipado às informações profissionais de cada jurado.

“Os presidentes puderam conhecer os perfis com antecedência. O sorteio dos quatro jurados garante um julgamento justo e transparente para o Carnailha 2026”, explicou.

Durante o encontro, também foram reforçadas orientações do regulamento, como critérios de segurança, dimensões dos módulos alegóricos e uso de guarda-corpo, pontos considerados essenciais para a organização do desfile.

Para o presidente da Associação Carnavalesca de Parintins (ASCAP), Edmar Bittencourt, a escolha de jurados de fora do município atende a um pedido antigo dos blocos.

“O Carnailha vem se profissionalizando. Essa foi uma solicitação dos blocos, e o prefeito Mateus Assayag acolheu. A expectativa é positiva e acreditamos que o julgamento vai agradar a todos”, destacou.

Jurados de fora garantem imparcialidade

Em consenso entre a comissão organizadora e os representantes dos blocos, ficou definido que nenhum jurado será de Parintins. A maioria atua em Manaus, com profissionais também oriundos de estados como São Paulo e Bahia, todos com ampla experiência no universo artístico e carnavalesco.

Conheça os jurados apresentados:

Raíssa Costa – Doutora em Artes da Cena e mestranda em Letras e Artes

Rodrigo Picanço – Dançarino e coreógrafo, referência na dança de salão do Norte do Brasil

Adroaldo Calduro – Doutor em Música e mestre em Regência

Huanderson Lobo – Doutor em Educação Corporal, pesquisador e agente cultural

André Duarte – Doutor em Artes da Cena e mestre em Letras e Artes

Marquinhos Negritude – Compositor, artista e decacampeão do Carnaval de Manaus

Raniely Peinado – Doutora em Artes Cênicas, graduada em Dança e mestranda em Letras e Artes

Leon Medeiros – Compositor e artista do Carnaval de Manaus

Adriana Goes – Mestranda em Letras e Artes e bailarina do Corpo de Dança do Amazonas há 27 anos

Leonardo Pimentel – Percussionista da Orquestra Amazonas Filarmônica e membro fundador do Amazonas Jazz Day

O Carnailha 2026 segue avançando nos preparativos e promete um espetáculo marcado pela organização, técnica e valorização da arte carnavalesca.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato