![]() |
Foto: PrevFogo do IBAMA |
O município de Barreirinha, no Amazonas, recebeu sua primeira Brigada Federal do Programa Prevfogo, iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a brigada foi implantada na aldeia Simão, situada na Terra Indígena Andirá-Marau, do povo Sateré-Mawé.
A área protegida, que abrange cerca de 789 mil hectares e abriga aproximadamente 14 mil indígenas, passa a contar com o apoio de 15 brigadistas federais capacitados para atuar diretamente na prevenção e combate de incêndios florestais. Barreirinha se torna, assim, o terceiro município amazonense a receber uma brigada federal em território indígena.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Branco Baraúna, a implantação da brigada é resultado de articulações iniciadas no início do ano, diante dos desafios enfrentados em verões anteriores. “Enfrentamos muitos problemas com queimadas descontroladas em áreas indígenas e ribeirinhas. Agora temos uma equipe ativa com estrutura para atuar no Alto Andirá, Massauari e Rio Ariaú, beneficiando também comunidades quilombolas e ribeirinhas”, afirmou.
![]() |
Foto: PrevFogo do IBAMA |
Além da atuação no combate direto ao fogo, a brigada também desenvolverá ações de educação ambiental, orientando moradores sobre o uso responsável do fogo em práticas tradicionais, como o preparo de roçados durante o verão amazônico.
A implantação contou com apoio técnico do superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, e do coordenador estadual do Prevfogo, Gleibson Rui Bom, além do suporte logístico fornecido pela gestão municipal. O prefeito Darlan Taveira e o vice-prefeito Márcio Rogério garantiram alimentação, combustível e transporte da equipe.
Durante visita técnica à base na aldeia Simão, o coordenador Gleibson Rui Bom reforçou a importância da presença federal em Barreirinha. “Apresentamos o funcionamento da brigada aos representantes municipais e destacamos o apoio do Ibama, inclusive nas ações de educação ambiental. Muitos municípios solicitam brigadas como esta, mas poucos são contemplados. É uma honra iniciar esse trabalho aqui”, afirmou.